ENCONTRO PEDAGÓGICO EM CAXIAS: Proplad apresenta Sustentabilidade, Inovação e Internacionalização como novos pilares da Uema

cescO Encontro Pedagógico 2020, cujo tema “Inovação: os Caminhos da Uema na atualidade”, realizado nesta semana no Campus Caxias, contou com a presença da Diretora do Campus, Prof.ª Dr.ª Jordânia Pessoa, do Pró-Reitor de Planejamento e Administração, Prof. Dr. Roberto Serra, da Equipe da MARANDU – nova Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema e de Professores dos cursos. O Encontro mostrou que é preciso superar situações de crise, produzindo uma universidade fortalecida por novos eixos resultados da inovação, sustentabilidade e internacionalização. Para isso são necessários requisitos que incentivem a inovação e a pesquisa científica e tecnológica para potencializar alunos e professores para a criação de projetos que beneficiem a sociedade maranhense.

Redimensionando os Pilares da Sustentabilidade da Uema” foi o tema da palestra proferida pelo Pró-Reitor Roberto Serra, que falou  dos novos pilares que precisam ser incluídos no novo Plano de Desenvolvimento Institucional, destacou: “Desde 2015, quando desencadeamos nosso plano de desenvolvimento institucional, percebemos que alguns papéis na universidade precisavam ser revistos. Sabemos que há uma indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Mas será que não existem outras razões de ser da universidade? Trago informações para ampliarmos essa visão”.

O Pró-Reitor frisou, ainda, o papel da internacionalização no processo constante de planejar uma Universidade inovadora: “A inovação veio para ficar. Ela dá vazão ao conhecimento. Teremos que romper muitos guetos e culturas. Um dos elementos chave para isso é a internacionalização. Não há dúvida que ela é necessária para a universidade. Outro elemento é a sustentabilidade nessa estrutura. Esses pontos não encontram muito espaço porque Pesquisa, Ensino e Extensão são feitas com muita dificuldade. Várias medidas foram tomadas para racionalizar a gestão. Outro quesito é o dos espaços, que nós classificamos, e eles precisam ser compartilhados. Todos precisam se envolver nisso”.

IMG_4838 Na ocasião, também foi apresentada a nova Agência de Inovação e Empreendedorismo da Uema – MARANDU, órgão responsável por tratar de todos os eixos da inovação na Universidade, como o Empreendedorismo, Propriedade Intelectual e Parcerias. A Agência foi anunciada pelo Prof Dr. José de Ribamar Silva Soares, Diretor Executivo da Agência, que frisou: “A inovação não é um tema novo, mas agora vem ocupando os palcos de interesse. O principal motor de nossa agência, que tem o nome originado do tupi-guarani, é colocar nossa ciência no mercado. Com ela vamos buscar recursos através de parcerias e melhorar o relacionamento interno. A sociedade depende desse saber. O conhecimento industrial vem das universidades”.

heloisa2A participação da Proplad e da Agência Marandu no Encontro Pedagógico foi finalizada com a palestra “Política de Inovação na Uema”, ministrada pela Prof.ª Dr.ª Heloísa Gomes Medeiros, Assessora Especial da Agência, que distingue os desafios da inovação no ambiente universitário e, em contrapartida, quais caminhos para iniciar este trajeto longo, porém promissor. “Não é fácil; é preciso ideia e investimento. Existe um modelo chamado “Hélice Tríplice” que trabalha com a Indústria, a Universidade e o Governo. A empresa visa o lucro e a universidade não conhece o “chão de fábrica”. Por isso o benefício da parceria. Hoje há uma legislação voltada para a inovação”.

Compartilhar.