Uema/Proplad participa de Plenária do PPA Participativo 2024-2027 do Governo Federal, que lança o Orçamento Participativo 2023


Por em 31 de maio de 2023



Universidade Estadual do Maranhão participa de Plenária do PPA Participativo 2024-2027 do Governo Federal, que lança o Orçamento Participativo 2023.

No último sábado (27), a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), marcou presença na plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) do Orçamento Participativo 2024-2027, realizado pelo Governo Federal Brasileiro. O evento, realizado no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), contou com o apoio do Governo do Maranhão e teve como objetivo lançar a edição 2023 do Orçamento Participativo (OP).

A plenária, conduzida em conjunto pelo Ministério do Planejamento e Orçamento e pela Secretaria-Geral da Presidência da República, contou com a presença do governador Carlos Brandão, dos ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e Juscelino Filho (Comunicações).

O governador Carlos Brandão ressaltou a importância da plenária como um marco para a participação popular no orçamento da União. Ele destacou a necessidade de ouvir as demandas da população, elencar prioridades e incluir a sociedade civil organizada e a população no processo de decisão. Brandão afirmou: “Hoje é uma data histórica. É muito importante valorizar todos os segmentos da sociedade com as escutas territoriais e regionais, para que a gente possa elencar as prioridades, ouvindo as demandas da população.”

Durante o evento, o Governo do Maranhão também lançou o Orçamento Participativo 2023, uma iniciativa que estimula a participação da população na definição das prioridades e investimentos do orçamento público estadual. O orçamento será coordenado pelas secretarias de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e do Planejamento e Orçamento (SEPLAN), com o apoio do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC).

Ao participar da plenária, a Uema como agente público ativo demonstra seu compromisso em contribuir para a definição das prioridades e investimentos do orçamento público do estado, reforçando seu papel fundamental na gestão eficiente e transparente dos recursos públicos, representando os interesses e anseios da educação superior pública maranhense.



Últimas Postagens