Proplad/Uema participa da primeira reunião da Comissão Permanente do Orçamento Participativo

São Luís, MA – No dia 22 de maio de 2023, a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) marcou presença na primeira reunião da Comissão Permanente do Orçamento Participativo, promovida pelo Governo do Estado do Maranhão. O evento teve lugar no auditório da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (SEPLAN), no Edifício Clodomir Milet, em São Luís.

O Orçamento Participativo é uma iniciativa governamental que visa possibilitar aos cidadãos um debate democrático sobre as demandas regionais, além de permitir a seleção e priorização de propostas que farão parte do Orçamento estadual. A reunião inaugural da Comissão Permanente foi marcada por representantes de várias instituições, e a Pro-reitoria de Planejamento e Administração da UEMA marcou presença como parte integrante desse importante processo de participação popular.

Durante o encontro, foram discutidos diversos temas relacionados às necessidades e anseios da população maranhense. Os participantes apresentaram propostas e sugestões para o orçamento do próximo ano, abrangendo áreas como educação, saúde, infraestrutura, cultura, meio ambiente e desenvolvimento econômico. A Comissão Permanente do Orçamento Participativo será responsável por analisar todas as propostas e selecionar as que serão incorporadas ao Orçamento estadual, levando em consideração sua relevância e viabilidade.

A presença da Pro-reitoria de Planejamento e Administração da UEMA demonstra o comprometimento da universidade em contribuir com a elaboração de políticas públicas que atendam às necessidades da comunidade maranhense. A participação ativa nesse processo reflete a preocupação da Uema em promover a inclusão e a participação popular nas decisões que impactam diretamente a sociedade.

O Orçamento Participativo é uma importante ferramenta para a construção de uma sociedade mais democrática, na qual os cidadãos têm a oportunidade de se expressar e influenciar diretamente nas políticas públicas. A Universidade Estadual do Maranhão reafirma seu compromisso em trabalhar em conjunto com o Governo do Estado e demais instituições para promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de todos os maranhenses.

Após essa primeira reunião, a Comissão Permanente do Orçamento Participativo continuará suas atividades, analisando as propostas apresentadas e buscando as melhores soluções para atender aos anseios da população. A participação da Uema nesse processo será fundamental para a criação de um orçamento estadual mais justo e alinhado com as necessidades da sociedade maranhense.