Aprovado o Plano de Desenvolvimento Institucional da Uema pelo Conselho Universitário

A Universidade Estadual do Maranhão acaba de aprovar o seu Plano de Desenvolvimento Institucional para o quinquênio 2021-2025. Esta, que é a última etapa para o lançamento do PDI, concluiu-se nesta manhã (14) após as deliberações dos Órgãos Colegiados Superiores do Conselho Universitário (CONSUN).

A aprovação do PDI representa a materialização do planejamento estratégico elaborado de forma participativa entre a Uema e a sociedade, que terá em mãos o instrumento que evidencia a forma como a Uema atuará ao longo dos próximos cinco anos, baseada no seu compromisso social enquanto instituição de ensino público e gratuito, nos objetivos que almeja e nos valores que a norteia.Aprovado o Plano de Desenvolvimento Institucional da Uema (2)

Na sua estrutura está traçado o perfil da Universidade, a filosofia institucional, as diretrizes, objetivos, indicadores e metas, com as quais se estrutura o planejamento por meio dos projetos estratégicos para os mais diversos temas, que vão desde o Projeto Pedagógico à capacidade e a sustentabilidade financeira da Universidade. Ao final, indica como se dará o processo avaliativo e de acompanhamento do desenvolvimento institucional. Neste processo, ressalta-se o alinhamento de todos os eixos que compõem o Plano às políticas transversais: sustentabilidade, educação flexível, inovação e internacionalização.

Iniciada no primeiro semestre de 2020, a construção do PDI deu-se de forma democrática, transparente e participativa, contudo, a pandemia de covid-19 impôs grandes desafios a todas as organizações de ensino e influenciou diretamente o processo de elaboração coletiva do PDI. Nestas circunstâncias as quais o mundo precisou ressignificar os meios, a Uema direcionou os trabalhos das mais diversas áreas de atuação de forma virtual, com o apoio das tecnologias, de modo que o projeto para elaboração do PDI precisou ser ajustado para contemplar as novas possibilidades e realidades. Com esses desafios, a própria data de publicação do PDI precisou ser adiada para o segundo semestre de 2021.

As atividades tiveram início com a nomeação da Comissão Executiva pela Portaria n.º 204/2020, criada com a finalidade de coordenar, instruir e acompanhar, com apoio da Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), os trabalhos direcionados para a consecução da mais importante ferramenta de planejamento da Uema.

Em 2021, após a organização do Manual de Elaboração dos Eixos do PDI pela Comissão Executiva, foram nomeadas as Comissões Temáticas, responsáveis pela elaboração dos eixos em constante alinhamento com todas as unidades administrativas e acadêmicas.

Após a conclusão dos eixos temáticos, a Comissão Avaliativa, composta pelo vice-reitor e todos os pró-reitores, deu início à avaliação de todo conteúdo elaborado pelas Comissões Temáticas e Executiva. Somente após esta análise, a versão final do PDI foi encaminhada ao Conselho Universitário, momento pelo qual foi oficialmente aprovado o Plano de Desenvolvimento Institucional da Uema.